Ronco e Apneia do Sono

 

O ronco é um distúrbio respiratório que ocorre a partir do relaxamento das estruturas e dos músculos da região da faringe gerando o "bloqueio parcial" da passagem do ar.

Apneia Obstrutiva do Sono

A Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono se dá pela "obstrução total" da passagem de ar na região da faringe. Tanto o ar que entra pelo nariz como o que entra pela boca é bloqueado, ou seja, o indivíduo param de respirar durante o sono.

O tempo e a frequência (número de paradas respiratórias) varia de pessoa para pessoa, portanto, para saber com exatidão o grau de apnéia se faz necessário um exame chamado Polissonografia.

Perda da concentração, irritabilidade e agressividade também estão associados a uma noite mal dormida, principalmente quando associada ao bruxismo ou ao apertamento dentário noturno.

As consequências mais severas são representadas pelas arritmias cardíacas, paradas cardíacas, AVC (acidente vascular cerebral).

Tratamento para Ronco e Apneia do Sono

A partir de um diagnóstico diferenciado, bem definido e bem estabelecido, realizado por um profissional especializado, é proposto um tratamento com objetivo de restabelecer a qualidade do sono.

Os aparelhos orais têm como objetivo afastar os tecidos da garganta, avançando a posição da mandíbula. De fácil adaptação, são indicados nos casos de ronco primário e nas apneias obstrutivas leves e moderadas. Tem sido a alternativa mais conservadora no tratamento do ronco e apnéia do sono. São confeccionados por dentistas com conhecimento em medicina do sono.

O tratamento tem uma visão multidisciplinar e geralmente tem o envolvimento de especialidades médicas, odontológicas e fonoaudiológicas.

O ortodontista Fernando Siqueira atende na Clínica Conceito Odontologia no tratamento do ronco e apneia do sono em Porto Alegre.